Pesquisa
Pesquisa
As áreas de pesquisa em desenvolvimento no laboratório são:
SÍNTESE ORGÂNICA
A Síntese Orgânica é a arte de construir moléculas. O conhecimento dos diversos métodos sintéticos, da caracterização estrutural dos compostos orgânicos e do mecanismo das reações torna possível o planejamento de rotas sintéticas para a obtenção de novos produtos como fármacos, agroquímicos e materiais.
O nosso grupo de pesquisa visa o desenvolvimento de novos métodos sintéticos que englobem os princípios da Química Verde, como a catálise (metálica e organocatálise), fontes de energia alternativa (micro-ondas, ultrassom, moinho de bolas) e solventes alternativos (água, PEG, líquidos iônicos).
QUÍMICA MEDICINAL
O processo de desenvolvimento de fármacos incorporou profundas transformações no decorrer da última década. Com o avanço da Biologia Molecular, inúmeros processos biológicos foram identificados, fornecendo assim diversos novos alvos macromoleculares. Paralelamente, o desenvolvimento do "High Throughput Screening" (HTS) possibilitou a avaliação de uma grande quantidade de substâncias frente a estes novos alvos.
Um dos objetivos deste laboratório é a síntese de produtos naturais e análogos, individualmente ou em forma de coleções combinatórias, para serem avaliados como possíveis inibidores enzimáticos e em outros modelos biológicos.
Infraestrutura
O LSPN conta com uma excelente infraestrutura incluindo um parque de equipamentos de última geração para realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento, tais como: reatores de micro-ondas e de moinho de bolas (mecanoquímica), microrreator de fluxo contínuo, reator semi-automático para síntese em paralelo, GC-MS e UPC-MS.