Momento Oportunidades PITE FAPESP

A Fapesp está com chamada aberta com prazo de inscrições até 10 de fevereiro de 2025 para o PITE - Grandes Projetos. O PITE, Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica, criado em 1995, tem por objetivo intensificar o relacionamento entre instituições de Ensino Superior e/ou pesquisa e empresas.
No dia 29 de novembro, acontece na UFSCar o Momento Oportunidades PITE Fapesp, encontro presencial para esclarecer objetivos do PITE e detalhes do edital, com participação de representante da Fapesp e, também, de docentes da Universidade que já coordenaram projetos nessa modalidade no passado. O Momento Oportunidades integra a programação do evento AIn Conecta que, nesta edição, acontece em comemoração aos 15 anos da Agência de Inovação (AIn) da UFSCar. A programação completa do AIn Conecta vai das 8 às 18 horas, e o Momento Oportunidades acontece das 14 às 15 horas, no auditório do CPQMAE (laboratórios Petrobras), na área Norte do Campus São Carlos. Como os lugares são limitados, é preciso fazer inscrição, no site do AIn Conecta.
Esta chamada do PITE é dedicada a temas relacionados àqueles tratados nos auxílios à pesquisa Jovem Pesquisador - Fase 2 e Projeto Temático e nos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid). Dessa forma, a participação é restrita a pesquisadores responsáveis ou principais de projetos vigentes dessas modalidades. Todos os detalhes podem ser conferidos no edital publicado no site da Fapesp. Nesta chamada, há o objetivo de desenvolver e explorar, com apoio da empresa parceira, resultados de pesquisa nos projetos já em andamento com fomento da Fapesp.
O valor máximo a ser solicitado à Fapesp em cada proposta é de R$ 2 milhões, incluindo bolsas e reservas técnicas (e limitado ao valor total da concessão inicial). A empresa parceira deve se comprometer a alocar no mínimo 50% do valor solicitado à Fapesp para a execução do projeto. A duração máxima do projeto é de 60 meses. A previsão é que até 50 propostas sejam contempladas na chamada.
A chamada tem especificidades relacionadas, por exemplo, ao uso da reserva técnica e à solicitação de reconsideração das propostas. Afora as exceções mencionadas nela, valem as normas gerais do PITE.
Na UFSCar, projeto contemplado anteriormente no âmbito do PITE foi coordenado por Arlene Gonçalves Corrêa, docente no Departamento de Química, que conta, em vídeo publicado no canal UFSCar Oficial no YouTube, como foi a experiência desenvolvida em parceria com a empresa farmacêutica GSK, entre 2014 e 2017, no tema fármacos para enfrentamento de doenças tropicais. Corrêa será uma das docentes participantes do Momento Oportunidades, junto com Flavio Henrique-Silva e Anderson Ferreira da Cunha, ambos do Departamento de Genética e Evolução.